domingo, 10 de agosto de 2008

Um pouco de nerdianismo pairou novamente....

Bom, olá pessoal...
Venho aqui para colocar que possivelmente irei ficar meio off e postagens no blog serão raras, mais sempre que possivel irei colocar alguma novidade e para começar vou descrever aqui um procedimento de como instalar o openoffice.org sobre o FreeBSD.

Aplicativo: Suite de Aplicações office OpenOfffice.org.
Versão: 2.4.1.
Linguagens de suporte: en-US, pt-BR.

Bom desde quando comecei a usar o FreeBSD instalar o openoffice.org era a pior tarefa, primeiro por que para se ter a ultima versão é necessario instalar atravez dos ports, e como nunca havia conseguido trocar a linguagem do padrão que é en-US. achei até que havia problemas no próprio port mais nunca vim a abrir um pr para o mantenedor devido a não possuir uma maquina dentro das especificações exigidas pelo projeto para se compilar a aplicação.

Bom vamos lá

Hardware utilizado:
Processador: Celeron D 315 256Kb de cache L2 soquete 478 678Megaflops de processamento.
Memoria ram: Dual modulo DDR1 400Mhz PC3200 512Mbs em dual-channel.
Placa-mãe: Intel Desktop Board D865Perl Audio/Rede Gigabit/Sata-1/AGP-8x/12-usb's.
HD Primário: Seagate Barracuda 400gbs, 8Mbs de buffer, SATA-1 150,
HD Secundario: Sansung SP2004C 200Gbs, 8Mbs de buffer SATA-1 150,
Controladora Gráfica: GeForce FX5500 256Mbs/128Bits/ 350/480Mhz.

Versões dos Software da maquina:

Sistema Operacional: FreeBSD 6.3-p2, cvsup de 9 de Julho de 2008.
X.org: 7.3_1
X.org-libraries 7.3_2
Java: Diablo-jdk-1.5.0.07.01_10
Perl: 5.8.8_1
OpenOffice.org: 2.4.1
Cvsup dos ports de 18 de Julho de 2008 Servidor cvsup7.freebsd.org

Esse é o ambiente atual tanto de compilação quanto de utilização do openoffice.org-2.4.1

Instalado o OpenOffice.org.

soldier# cd /usr/ports/editors/openoffice.org-2

soldier#make LOCALIZED_LANG=pt-BR

Esse comando vai baixar e compilar o openoffice-2.4.1 e suas dependencias necessarias tanto para compilação quanto para utilização.
Um possivel erro poderá acontecer requisitanto que se baixe e coloque manualmente em /usr/ports/distfiles os pacotes contento o diablo-jdk e o timezone ambos da Sun Microsystens tal erro acontece quando não se possuir ambos os pacotes instalados ou as versões dos mesmo é inferior requerida para a compilação e utilização do Openoffice.org.
Se tal problema ocorrer baixe tais pacotes e coloque onde é requerido e apos isso retorna novamente em /usr/ports/editors/openoffice.org-2 e rode o comando make identico ao primeiro, a compilação continuará de onde parou.
A outras opções que habilita outras funções como sistema de impressão cups, interface com o Mozilla, bytecode, suporte a fontes true-type entre outras para sabe-las na após o comando make elas são mostradas.
Apos o termino da compilação que sobre a minha maquina dura proximo de 9 horas e 40 minutos chega a hora de instala-lo.

soldier# pwd
/usr/ports/editors/openoffice.org-2
soldier#make install

Apos isso teremos o openoffice.org versão 2.4.1 instalado e funcional sobre o seu sistema.

Agora configurando a interface para linguagem pt-BR.

soldier#rehash
Necessario para que o shell atualize o path e variaveis.
soldier# openoffice.org-2.4.1-setofficelang -afcpl pt-BR
pt-BR
en-US
pt-BR
soldier

Bom apos isso estará configurado o openoffice.org-2.4.1 para que na interface seja usado linguagem portugues brasil.
apos isso é só chamar a aplicação no seu usuário comum para terminar a configuração do mesmo.
no seu ambiente grafico logado como usuário comum de utilização do sistema execute alguma aplicação da suite openoffice.org-2.4.1
por exemplo:

soldier%openoffice.org-2.4.1-swriter

No caso chamamos o Swriter que é o equivalente ao Word da suite office da Microsoft.
Na primeira utilização será necessario aceitar a licença e entrar com seus dados de pessoais.
Na licença a opção aprovando a aceitação da licença só será liberado quando você rolar a barra de rolagem da licença até o final. o mesmo acontece com o StarOffice da Sun que no qual o OpenOffice.org é baseado.
Apos isso poderá utilizar todos as aplicação dessa otima suite.

Um problema que levei um tempinho para achar a solução entre elas até pensar em compilar o suporte a todas as linguagens disponiveis no openoffice.org que não passaria de 8 dias compilando e necessarios 35Gbs de disco, sem fugir do assunto um pequeno lembrete se usa o /usr/ports na mesma partição do /usr essa tem que possuir no minimo 15Gbs se usa os ports separados na criação da partição coloque pelo menos 13Gbs devido ao fato de só para compilar o openoffice.org exige aproximadamente 11Gbs de espaço livre na partição em que abriga os ports, mais voltando ao problema, quando executava o openoffice.org ele me dava a licensa e qualquer que fosse a minha opção seguida ele fechava na hora da ação, para contornar esse problema execute os seguintes passos.

Se possuir algum arquivo .doc , .xls , .odf vai até o diretório e mande abrir esse arquivo com o openoffice.org-2.4.1ele mesmo irá definir qual aplicação de sua suite usar e apos isso irá carregar normalmente e aceitará a licenlça entrará com suas informações e carregará o arquivo em si, resolvendo assim esse pequeno incomodo e podendo apartir dai usar a suite de aplicações.

Configurando qual dicionario usar.

Vai apos o openoffice.org aberto no seguinte caminho.

Ferramentas -> Opções -> ( Vai abrir uma janela nessa janela tem mais opções de registro e outras funções mais basta ler para entender) -> na janela esquerda -> Configurações de Idioma -> Na janela a direita marque todas as opções de idioma para Português Brasil.

Outro problema que possu-o é que quando abro o openoffice.org normalmente ele carrega normalmente até um ponto e fecha, normalmente esse ponto e proximo a barra de progresso, para contornar tal problema eu utilizo um emulador de terminal qualquer como o xterm, roxterm, eterm e digito o comando da aplicação encluido da suite no terminal, ele funciona normalmente, para não manter ele consumindo memoria apos o termino eu uso a combinação de Crtl+C sobre o emulador que o chamei fechando assim por completo o OpenOffice.org, tal problema só apresenta quando se chama a aplicação sem o nome especifico do arquivo igual quando se abre cria um arquivo em braco para começar a editar, esse consideralvelmente é um bug na aplicação mais creio que como sei como contornar não tenho problemas com a mesma e me adaptei em suas limitações assim como todas aplicações possui suas limitações e erros.


Pronto Agora está tudo em ordem melhor que no linux...

Aproposito bem que o Projeto BR-Office.org poderia dar mais atenção ao pessoal dos bsds.

Bom fico por aqui e bom divertimento em suas leituras e edições de documentos utilizando essa magnifica suite de aplicações offices.
Se achar o OpenOffice.org muito pesado que de fato é um pouco lento devido a quantidade de funcionalidades do mesmo, se for só para abrir um documento simples poderá instalar o Abiword, para ver uma planilha de calculos poderá usar o Gnumeric.
Depois eu posso colocar como instalar tais aplicações mais creio ser desnecessario. devido a sua facilidades.

Até a proxima postagem.

Paulo Henrique. RIDDICK.